O QUE É EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIO?

Educação por princípios, ou EP, é um método de educação que libera o potencial do indivíduo, forma o caráter cristão, constrói erudição baseada na cosmovisão cristã e habilita líderes servidores.

A educação por princípios aborda todas as áreas da vida sob perspectiva cristã, fundamentada na aplicação de princípios bíblicos, visa desenvolver o raciocínio para pensar de acordo com os padrões de Deus e ampliar o alcance do entendimento.

7 PRINCÍPIOS DE GOVERNO

Os sete princípios de governo são os mais conhecidos, mas não são os únicos desenvolvidos no currículo nem no ensino por princípios.

• Soberania

• Autogoverno

• Mordomia

• Aliança

• Caráter

• Individualidade

• Semeadura e colheita

Em CIÊNCIAS, pode-se adorar ao Criador por sua precisão ao estabelecer o funcionamento da Terra;

Em LINGUAGEM, expressamos o conhecimento que adquirimos, falamos e abençoamos;

Em MATEMÁTICA, aprendemos a administrar tempo, dinheiro, bens, exercitamos a mente;

Na GEOGRAFIA, expandimos nossa visão para o mundo;

Na HISTÓRIA, entendemos como Deus tem agido através dos tempos!

“É a educação que HONRA a Deus,

que coloca a palavra de Deus no coração de cada matéria,

Ensinando o aluno a PENSAR e a APRENDER“.

QUAL É A METODOLOGIA

DA EP?

A EP tem metodologia diferenciada.

1. Pesquisar

Pesquise o assunto, de preferência no dicionário Webster 1828, versão online do glossário em português http://www.dicionario1828.com

Escreva a definição e sublinhe ou destaque as palavras-chaves. Pesquise-as, de preferência, no dicionário Webster 1828. Repita esse processo até ter coberto o vocabulário do tópico.

Pesquise em concordância bíblica cada palavra e anote as referencias-chaves.

Leia as referencias e escreva o que a Bíblia ensina sobre o tópico.

Consulte fontes primárias, enciclopédias, livros, internet. Compare a cosmovisão apresentada com o que a pesquisa bíblica revelou.

Identifique: aspecto da criação, queda e redenção no assunto.

2. Raciocinar

Raciocine a partir da pesquisa; aplique a verdade descoberta à matéria; encontre o princípio e elabore uma ideia-guia que levará ao aprendizado.

3. Relacionar

Exponha completamente o significado e a aplicação da verdade bíblica. Relacione o tópico:

À vida, à família, ao estudante;

A outras disciplinas, integrando, portanto, o conhecimento

À história providencial e à corrente do cristianismo em direção ao Ocidente.

4. Registrar

“Cada aluno vai fazer o registro a respeito da aplicação individual de cada princípio” Rosalie Slater.

O professor também deverá manter fichário de registro estudos.

Noah Webster

QUAIS AS ESTRATÉGIAS DA EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS?

1. FICHÁRIO: ferramenta do raciocínio e da disciplina acadêmica;

2. CONSTITUIÇÃO DE CLASSE: instrumento eficaz para desenvolver o autogoverno; estabelecida no início do ano, permanece na sala o ano inteiro;

3. ESTUDO DE PALAVRAS: o significado das palavras inspira ideias;

4. PRODUÇÃO DE TEXTO: desenvolve a habilidade de escrever com clareza e erudição;

5. LINHA DO TEMPO: estudo em ordem cronológica de determinado tema;

6. LITERATURA / BIOGRAFIAS: a literatura atua significativamente na formação intelectual e moral do aluno;

7. OPORTUNIDADES DE SERVIÇO: possibilitam ao aluno colocar o conhecimento a serviço da comunidade;

8. CELEBRAÇÕES DE APRENDIZAGENS: estabelecidas para que a classe aprecie o que aprendeu, integrando cada uma das belas-artes ao currículo;

9. PROGRAMA DE BELAS-ARTES: promove integração com outras disciplinas e desenvolve habilidades artísticas e estéticas;

10. MEMORIAIS: usado por Deus para que o povo não se esqueça dos feitos e mandamentos do Senhor (Gn 9.13; Ex 12.26; 1Co 11.24);

11. AVALIAÇÃO FORMATIVA / ABORDAGEM TUTORIAL: permite acompanhar e intervir no processo de desenvolvimento integral do aluno.

CARACTERIZAÇÃO DO CURRÍCULO

O ensino relevante, significativo e que oferece respostas ao homem deve:

• Definir um contexto de aprendizagem consistente, integrando as matérias sob a perspectiva da soberania de Deus e Seu propósito na criação.

• Contemplar a providência divina na história, como pano de fundo para o desenvolvimento do aprendizado.

• Opor-se à apresentação fragmentada e meramente informativa das matérias.

• Esclarecer que o homem é espiritual em essência, criado para a eternidade;

• Evidenciar a soberania divina e sua manifestação do homem;

• Evidenciar que o mundo natural foi criado, que não é fruto do acaso;

• Apresentar o autogoverno e sua forma de manifestação no indivíduo, na família e na sociedade;

• Mostrar o cristianismo e sua influência na cultura;

• Apresentar que fomos criados para os relacionamentos, somos seres morais;

• Compreender a base dos princípios morais: os dez mandamentos;

• Apresentar a Bíblia como a palavra de Deus;

• Tornar claro o plano redentor: Criação, Queda, Redenção e Consumação;

• Apresentar os fundamentos de governo e suas aplicações na sociedade;

• Responder: O que é igreja? Qual a sua função e relevância na sociedade?

• Conhecer o reino de Deus e suas implicações;

“É comunicado como uma experiência viva do professor para o aluno, através de seu exemplo e domínio da matéria.”

*O nosso currículo está em conformidade às leis educacionais vigentes em nosso país

Associados à

• Branca Ícone Instagram